A inovação ao serviço de um investimento responsável e sustentável

Uma aliança virtuosa

A finança responsável e sustentável

A finança responsável e sustentável

Num movimento de adaptação contínuo, implementamos competências financeiras que integram progressivamente os desafios ambientais, sociais e de governação, com o intuito de orientar os fluxos financeiros para projetos compatíveis com uma economia sustentável. Por conseguinte, várias das nossas entidades são signatárias dos UN-PRI.

As nossas prioridades estratégicas

  • Integração da durabilidade na gestão de ativos cotados

    A nossa abordagem de seleção ESGP "Best-in-universe"/"Best effort" consiste em privilegiar as empresas mais bem classificadas em matéria de ESGP (Ambiente, Social, Governação, Partes Interessadas) ou que demonstrem esforços de melhoria das suas práticas de ESGP, apresentando, simultaneamente, bons resultados financeiros. Encontra-se apresentada numa estratégia ISR, incluindo através dos mandatos específicos para investidores institucionais.

    Seguimos igualmente uma estratégia ISR de Compromisso ESGP. A nossa abordagem consiste em seguir o desempenho ESGP das empresas na carteira e criar um diálogo ativo, construtivo e rastreável com algumas delas, para melhorar as suas práticas nesta matéria.

    De igual modo, apoiamos projetos inovadores, através de diferentes classes de ativos, que são geradores de valor económico, social e/ou ambiental. A título de exemplo, temos uma estratégia de investimento de dívida de infraestruturas que visa criar uma carteira de créditos nos setores do transporte, da energia (incluindo as energias renováveis), das infraestruturas sociais e das telecomunicações.

  • Uma plataforma inovadora de Private Equity

    O desenvolvimento sustentável esteve no âmago do processo de criação da nossa plataforma de Private Equity. Esta última explora, inova e propõe uma gama diversificada de veículo onde o impacto económico, ambiental e social positivo a longo prazo é determinante.

    As nossas estratégias de investimento de impacto dedicadas à agrossilvicultura ou à descontaminação dos solos alimentam e asseguram o retorno dos seus investimentos mediante ações em prol das populações e do ambiente.

    Com as nossas estratégias temáticas, investimos e apoiamos empresas em domínios como as Ciências da Vida ou geografias como África. Conferimos especial atenção à integração dos critérios ESG nos processos de investimento e de gestão.

    Em termos mais globais, generalizamos progressivamente a integração dos critérios em matéria dos aspetos ambientais, sociais e de governação nos processos de investimento e de acompanhamento das empresas nas quais são feitos investimentos e procuramos valorizar todas as oportunidades de criação de valor que tal possa implicar.

  • Tornar o investimento responsável e sustentável mais acessível aos clientes privados

    ​Cientes de uma sensibilidade cada vez maior dos consumidores e dos cidadãos relativamente às questões éticas, ambientais e sociais, trabalhamos com as nossas equipas da banca privada para identificar melhor as expectativas dos nossos clientes neste domínio. O nosso objetivo consiste em permitir o alinhamento dos seus investimentos com os seus valores e apresentar uma proposta de serviços que visem um impacto positivo na economia real e na sociedade e tal em complemento de ações filantrópicas.

  • Colaborar com as nossas partes interessadas

    Estamos envolvidos nas reflexões sobre os desafios do investimento sustentável e participamos na sua promoção e divulgação. Relativamente a algumas das nossas atividades, reunimos as partes interessadas e especializações necessárias para criar produtos que combinem benefício económico, social e ambiental.
    Somos membros de iniciativas de referência com o UNEP-FI e o Swiss Sustainable Finance.